David Calcano ficou famoso na web após criar o Fantoons, um projeto que mistura conteúdo incrível com animação e muito Rock ´n Roll. Nascido na Venezuela e hoje residente nos Estados Unidos, David resolveu não seguir o conselho materno, e abandonou a carreira de engenharia mecânica para se dedicar ao seu sonho, montar um estúdio de criação.

 

Nesse ano, o ilustrador resolveu arquitetar uma equipe do mais alto gabarito, que conta com profissionais que já trabalharam em "Os Simpsons", "Os Flinstones" entre outros. Através do Kickstarter (o site mais famoso de financiamento coletivo), ele criou o RUSH Toons by Fantoons. Volume 2112, solicitando 3 mil dólares para desenvolver um projeto do Rush que envolvesse ilustrações,  livro, posters e alguns adornos, o que a gente costuma chamar aqui de APETRUSHS, APETRECHOS DO RUSH. Com uma comunidade tão fervorosamente fã, era de se esperar que se alcançasse a marca, no entanto, a  mobilização foi tão grande que a equipe acabou arrecadando mais de 10 vezes esse valor.

 

Obviamente que o Portal Rush Brasil contribuiu com esse projeto e agora tem o imenso prazer de entrevistar David Calcano.

1 - David, conte para gente sobre sua história.

 

Desde que eu era criança vivendo na Venezuela, eu sempre gostava de assistir desenhos animados, seriados americanos e, claro... ouvir música! Eu costumava juntar minha mesada para comprar um CD e levava um tempão para comprar outro. Eu queria me tornar um escritor, mas minha mãe disse que eu poderia morrer de fome com essa ideia, então eu acabei me tornando estudante de engenharia mecânica. Depois resolvi trocar para engenharia de sistema.

 

Resolvi mudar para Inglaterra e trabalhei como consultor de tecnologia por alguns anos, mas nunca estava 100% feliz com o que eu fazia para viver, então com toda minha paixão e estupidez eu decidi me planejar melhor e construir meu sonho… ciar um estúdio de arte e animação.

 

 

 

 

 

Eu estudei no NFTS, National Film and Television School em Londres, o que me trouxe conhecimento em várias áreas criativas. Apesar das intempéries, eu larguei meu emprego para dedicar integralmente nesse louca e corajosa aventura… ou estúpida, dependendo da forma como você vê, mas eu posso te garantir que acordo feliz todos os dias, :).

 

 

2 - Misturar Rock e cartoons é brilhante, diga-nos mais sobre o Fantoons.

 

Como você pode ver eu realmente amo: música e desenho. Minha casa é recheada de brinquedos, desenhos animados e discos, então o insight veio naturalmente em combinar as duas ideias em um único projeto de criação.

 

O Fantoons surgiu de tomar todas as obsessões de fãs de música ao extremo, usando desenhos da Warner Bros como a principal inspiração ... seu protagonista era um fã louco, cuja vida seria dedicada a atender seus ídolos, criando o caos onde quer que fosse. Este projeto evoluiu ainda mais em paródias e animações como as que fazemos hoje, e evoluímos e conseguimos expandir em um contexto de “comédia e arte” sobre as bandas que amamos. Especialmente o Rush.

 

3 - Como o Rush apareceu na sua vida? O quão profundo o power-trio te influencia?

 

Todo mundo sabe que a música do Rush é incrível. Eu sempre gostei de ouvir as pessoas falando sobre como eles são grandes, mas todos sabem disso, então eu foquei em outra coisa: Esses três caras como pessoas. Eles não são do tipo extravagante, eles são homens de família, pessoas normais, e isso me mostrou que você não tem que ser um viciado em drogas e morrer em seus trinta e poucos anos para fazer algo notável.

 

Para mim Rock n ' Roll não é sobre drogas, é sobre desafiar o status quo, e esses caras fizeram algo diferente e corajoso quando a gravadora estava prestes a lhes “oferecer a porta de saída”. Eles acreditavam em si mesmos e continuaram íntegros no mais alto nível. Isso é verdadeiramente espetacular, posso dizer que o Rush é uma banda com “zero de bullshit” e pouquíssimas pessoas são capazes de conseguir isso.

 

Finalmente, eu amo o fato de que eles são amigos. Minha cena favorita em qualquer um dos DVD ou Blu-rays é aquela do jantar no documentário. Não há nenhum tipo de encenação ali, eles tem uma energia muito alegre um com o outro, e depois de vermos tanta coisa ruim em tantas bandas é verdadeiramente refrescante ver o Rush. Tenho certeza de que eles têm muitos problemas, como qualquer família e amizade ... mas eles fizeram isso funcionar.

Apetrushs - Apetrechos do Rush do Portal Rush Brasil

"JÁ DISSE, NADA MAIS DE TECLADOS!"

Camisas do Portal Rush Brasil

4- Então você é criativo, você tem uma equipe de desenhistas, seria impossível viver sem fazer um grande projeto envolvendo o Rush… por que não levantar uma grana na internet através de financiamento coletivo? Na verdade, por que não exceder 10 vezes o valor pedido inicialmente...?

 

Obrigado! Agradeço as palavras de carinho, temos feito desenhos do Rush por alguns anos, a comunidade tem sido incrível com a gente, www.Rushisaband.com, http://www.cygnus-x1.net/, o pessoal do Power Windows, pessoas maravilhosas verdadeiramente dedicaram a relatar o que está acontecendo no mundo do Rush. Ed Stenger de RushIsABand.com gostava de alguns dos desenhos animados, começou a compartilhá-los e o feedback foi incrível... as pessoas queriam cada vez mais. Depois de alguns anos, ocorreu-me de  fazer um livro exclusivo para os fãs do Rush, mas não poderia ser qualquer livro, teria que ser algo para os fãs guardarem como se fosse um tesouro. Então tinha que ter estilos diferentes e eu chamei profissionais que trabalharam em grandes produções, como os desenhos "Ren & Stimpy" e "Os Simpsons".

 

 

Sucrilhos direto do ano de 2112

As páginas deveriam capturar o maravilhoso senso de humor da banda e todas as suas diferentes eras em sua carreira incrível… eu vejo tudo isso como um trabalho de amor. Eu escrevi e dirigi algo em torno de 300 quadrinhos e editei vários deles e terminei com 180 páginas no livro, e todo mundo me chamou de maluco.

 

Mas aí é que está!... Os fãs do Rush são pessoas extremamente inteligentes,  e eles geram muita expectativa. Confesso que fiquei apavorado, mas se você consegue controlar o medo, ele se torna seu aliado, então eu fiz tudo que fosse possível e trabalhei com 22 artistas de todo o Mundo... e eu não tenho arrependimentos. Há coisas que eu poderia ter feito diferente, é claro, mas eu coloquei toda a minha energia  e estou orgulhoso e extremamente feliz com o resultado. Os fãs de todo o Mundo têm respondido, e você como um fã do Rush sabe que a pressão é muito alta quando falamos sobre estes trio canadense.

 

Tudo isso significa “o Mundo” para mim, quando a cada vez que eu recebo e-mails ou comentários de cada canto do Mundo e como o livro faz as pessoas sorrirem, por exemplo, depois de um dia ruim de trabalho, ou algumas que compraram duas cópias, uma para enfeitar a mesa de café e outro exemplar para guardar, ou ainda quando eles comentam sobre a piada predileta. Essa é a parte que eu sou mais apaixonado pelo projeto. Eu também fui no encontro dos fãs: Rush Con e ouvi pequenas histórias, comentários, e-mails… simplesmente incrível. Se você ama o que você faz, e você coloca todo seu coração no que acredita, as pessoas vão responder. Qualidade é ainda algo que é apreciado, especialmente na comunidade do Rush.

Há ainda algumas cópias disponíveis:

https://www.etsy.com/listing/234786069/rush-toons-by-fantoons-170-page-book

5- O que esse projeto trouxe para você?

 

Trouxe-me oportunidades, um grande número de seguidores que adoram esses projetos birutas e uma porção de novos amigos e muita diversão que eu posso dizer...

 

6 - No seu livro “Rush Toons by Fantoons - Volume 2112”, eu adoro no prefácio quando li que o Ed Stenger do blog Rush is a Band descreve a linguagem particular vinculada ao Rush, e a forma como você consegue traduzi-la em tirinhas. Como você organiza todas essas ideias malucas na sua cabeça maluca?

 

Bem, eu sempre carrego um caderno de esboços, às vezes, a ideia vem de um desenho bobo, por exemplo, o desenho mais recente para celebrar Counterparts, veio do meu caderno de esboços.

 

7 -  Em 2005 tive a oportunidade de trabalhar com personagens da Disney e fiz uma amizade muito forte com o Pateta. Ele é um grande fã do Rush e confessou para mim que a banda usa uma “boa dose de patetice” como um elemento importante da banda. Você parece ter a mesma opinião quando faz a introdução do livro.

 

De fato! Eu adoro o fato deles se divertirem! Eles podem ser sérios, mas também conseguem tempo para aproveitar a vida de uma forma pateta. Eles já disseram que esse é o segredo de resistência da banda. Uma verdadeira inspiração!


 

8 - Quais são os seus próximos passos agora? Eu poderia apostar que você não vai parar.

 

Nós estamos fazendo um monte de coisas ... mas uma deles é ilustrar pequenas histórias em documentários de animação. É uma enorme quantidade de trabalho, com muito risco envolvido (como de costume), mas eu sei que há muitas pessoas que gostariam de saber que Neil Peart começou a tocar músicas em uma rádio AM ... e isso precisa ser visto e eu quero contar histórias sobre bandas, a partir da estrada, como eles escreveram canções ... Vamos ver o que acontece.

Eu também estou fazendo um curta sobre Fly by Night ... tudo é feito no papel ... com um orçamento curto, por isso vai levar algum tempo. Mas estou muito feliz, eu estou trabalhando com Mike Kazaleh, que trabalhou nos Flintstones na década de 80 :)

 

 

 

9 - Um projeto tão espetacular sobre o Rush envolvendo conteúdo original, desenhos extraordinários, é claro que o Portal Rush Brasil iria apoiar. Bem, fique a vontade para deixar uma mensagem para os nossos fãs brasileiros... Sabemos que o Rush in Rio foi o seu concerto favorito, certo? (Sim, eu estou colocando uma boa pressão aqui, rsrs).

 

HA HA HA HA! Bem ... uma das minhas partes favoritas é YYZ no Rush in Rio, as pessoas pulando e se divertindo pra valer! ... O Brasil AMA rock n 'roll e mostra isso cada vez! Tenho fortes ligações com o Brasil, o storyboard de nossa abertura de animação Mr. Big, que abriu a turnê japonesa da banda em 2014 foi feito em colaboração com um brasileiro (Leandro Mendes) também um fã de música. Aqui está o vídeo para quem quiser assistir.

 

Eu não posso agradecer o suficiente as pessoas maravilhosas que nos apoiaram ... Obrigado Tânios por nos permitir estar no Portal, eu fico realmente agradecido, muito legal de você, cara. Espero que os fãs continuem nos acompanhando nas redes sociais, e estamos sempre divulgando material envolvendo Rush e ilustração.  

www.fantoons.tv

www.facebook.com/fantoons

Twitter: @fantoons

 

RUSH ON!

Alex, Geddy e Neil fazem YYZ a lá Help dos Beatles

Camisas do Portal Rush Brasil

  • Wix Facebook page

+55 (31)-99361-0300

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now